(21) 3988-7435 | (21) 98492-9515 sofalimpo3@gmail.com

Quem nunca teve um acidente com bebida que caiu no tapete ou aquela mancha que você não faz ideia de como apareceu ali? Confira nosso post e descubra 5 dicas preciosas de como limpar tapete em momentos de apuro.

De diversos estilos, tecidos, tamanhos e cores, os tapetes trazem personalidade e um charme todo especial à decoração de um ambiente. A peça também é uma excelente aliada, principalmente nos dias frios, devido a sua capacidade de trazer aquela sensação de aconchego e melhorar a sensação térmica.

Entretanto, é importante estar alerta para a higienização periódica desses itens. Visto que eles costumam acumular uma grande quantidade de ácaros e outros microrganismo. E com isso, podem prejudicar a saúde dos moradores da casa.

Além disso, por estarem no chão, os tapetes também são alvos de pequenos acidentes, como um sapato sujo, um xixi do cãozinho ou aquela bebida derramada. Por isso, separamos algumas dicas caseiras rápidas e eficazes, com produtos que você certamente tem em casa, para te ajudar a limpar os seus tapetes em momentos de apuro. Confira:

1. Limpar tapete a seco

Que tal uma solução caseira para limpeza a seco de tapetes? Ela é simples, eficaz e fácil de implantar em sua rotina de faxina.

Como fazer?

Limpe cuidadosamente o tapete com o aspirador, depois polvilhe bicarbonato de sódio ou amido de milho por toda superfície dele. Deixe agir por 30 minutos e aspire novamente o tapete, retirando os resíduos.

O produto ajudará a puxar a sujeira das fibras do tapete, removendo resíduos e manchas.

Importante: Nunca passe a vassoura em tapetes, principalmente com pelos longos. Isso faz com que a poeira se espalhe e grude ainda mais na peça. Vassouras com cerdas duras também podem estragar os fios do tapete, fazendo com que eles se soltem.

2. Vinagre: solução para tirar sujeira e odores

O vinagre é um item indispensável em qualquer casa, que além de ser útil na culinária, também é ótimo para limpeza. Ele funciona como um desinfetante natural e neutralizante, que é capaz de limpar os mais diversos tipos de tecidos e superfícies, remover manchas, matar germes e tirar até os odores mais fortes, como o de urina.

Solução: água + detergente líquido + vinagre

A eficácia do vinagre pode ser potencializada, se somado a água e ao detergente. Você pode aplicar a solução sobre a mancha ou o local que deseja limpar e esfregar a superfície com uma escova macia. Depois, limpe com um pano úmido e deixe secar naturalmente.

Vinagre para neutralizar odores

O vinagre também é ótimo para limpar aquele xixi do cachorro que escapou no tapete. Para isso, absorva o máximo de urina com um papel toalha, depois borrife um pouco de vinagre em cima do local. Ele vai ajudar a neutralizar o cheiro e não deixar manchas.

3. Remova manchas com água e detergente

Por mais simples que pareça ser, a dupla água e detergente pode fazer milagres na remoção de manchas de tapete.

Como fazer?

Em um recipiente, coloque um litro de água, 1/4 de xícara de detergente líquido e agite. Borrife a solução em cima da mancha e, com a ajuda de uma escova, esfregue suavemente. Depois é só limpar com um pano úmido e secar a área com secador.

Importante: Nunca use escovas com cerdas duras, pois elas podem causar danos aos fios do seu tapete.

4. Água oxigenada para remover manchas do tapete

A água oxigenada é uma poderosa aliada na remoção de manchas dos mais variados tipos, inclusive de tapetes.

Como fazer?

Aplique água oxigenada em cima da mancha e aguarde alguns minutos. Depois utilize um papel toalha para absorver o que ficou, cuidadosamente, sem esfregar.

5. Contrate um serviço profissional

Apesar das diversas formas de “dar um jeitinho” no seu tapete de forma caseira, contratar um serviço profissional para a lavagem de tapetes é sempre a melhor forma de ter um resultado acima do esperado, sem estragar a peça. A limpeza de tapetes profissional proporciona uma higienização profunda, eliminando microrganismos, odores, manchas mais difíceis e deixando ele com cara de novo.

Nós, da Flash Lavanderia, trabalhamos com profissionais especializados e produtos de qualidade, para entregar aos nossos clientes resultados surpreendentes, conservando a beleza e durabilidade do seu tapete.

× Como posso ajudar?