(21) 3988-7435 | (21) 98850-8876 sofalimpo3@gmail.com

Quer saber como conservar os estofados bonitos por mais tempo? Então confira o post desta semana e coloque essas dicas em prática hoje mesmo! O sofá costuma ser um móvel essencial na maioria das casas. Além de ser sinônimo de conforto, ideal para os momentos de descanso, ele também é uma peça decorativa que dá um toque todo especial na sala de estar e costuma ser escolhida com muito carinho para a posição. Por isso, nada melhor que conseguir estender a durabilidade do estofado e mantê-lo mais bonito por mais tempo, não é mesmo?

Confira as dicas que separamos para te ajudar a conservar seus estofados bonitos por mais tempo:

1. Impermeabilização de sofá Uma das principais maneiras de conservação de estofados é a impermeabilização. Ela cria uma proteção nas fibras do tecido do sofá, que previne contra a absorção de líquidos que causam manchas no tecido. Além disso, o processo também evita o acúmulo de sujeiras que depreciam a cor do estofado e que favorecem o surgimento de microrganismos como ácaros, fungos e bactérias, causadores de doenças respiratórias. No entanto, a realização da impermeabilização de sofá deve ser feita por uma empresa especializada, para que a aplicação do produto seja feita corretamente e o método tenha a devida eficácia.

2. Limpeza periódica Para manter o estofado com uma boa aparência por mais tempo, também é recomendado que você realize a higienização da peça periodicamente, incluindo na rotina de limpeza da sua casa. Como este móvel fica exposto à sujeira e resíduos, você precisa utilizar um aspirador de pó ou uma escova macia para fazer a limpeza do tecido. Não use produtos químicos porque eles podem ressecar ou desbotar o revestimento do sofá. Para um resultado mais eficiente e profissional, você pode contratar o serviço de limpeza de sofás, de uma empresa especializada.

3. Retire os pelos dos animais acumulados Se você tem bichinhos de estimação dentro de casa, é comum que o sofá acabe pegando pelos. Para resolver esse problema, basta você utilizar uma fita adesiva enrolada na mão para remover os pelos. Outra forma de removê-los é utilizando o aspirador de pó com a peça apropriada. Somente o fato de remover esses pelos, já vai ajudar o sofá a ter uma aparência bem melhor.

4. Tenha cuidado com os objetos pontiagudos Para conservar o estofado bonito por mais tempo e em boas condições, evite os objetos pontiagudos como faca ou tesoura próximos ao sofá, principalmente nas mãos de crianças. Esses objetos podem perfurar o tecido. Além disso, tenha cuidado também com as canetas, lápis de cor, giz de cera. Alguns materiais não saem com água e exigem uma limpeza mais profunda para sua remoção.

5. Use capas de proteção As capas de proteção ainda são muito utilizadas atualmente, porque ao mesmo tempo em que protegem o tecido do estofado, combinam com a decoração da residência e podem ser substituídas esporadicamente ou assim que enjoar dela. Assim, você consegue modificar a aparência do seu sofá sempre que desejar e ainda mantê-lo protegido, conservando seu tecido.

6. Evite a exposição à luz solar Ao ficar exposto à luz solar, o sofá acaba perdendo o brilho e ficando com uma cor desbotada. Então, para preservar o estofado, é importante que você evite deixá-lo próximo a janelas, principalmente, onde ele recebe luz direta. Opte por posicionar o sofá em outra parte da sala de estar, onde o sol não irá afetá-lo, ou use películas escuras e cortinas nas janelas para diminuir a entrada da luz. Gostou deste artigo? Essas foram algumas dicas para que você saiba como conservar os estofados bonitos por mais tempo e com a mesma aparência de novo. Com alguns cuidados básicos, é possível evitar manchas e perfurações nesta peça que é tão útil dentro da sua casa.

× Como posso ajudar?